Parceiros

Parceiros

Quando foi criada uma pequena refinaria de petróleo em 1937, muita gente pensou que ela seria vencida pela forte concorrência e pelas adversidades do mercado. E adversidades não faltaram. A Ipiranga enfrentou uma Guerra Mundial, mudanças na política econômica, falta de matéria-prima e disputa com multinacionais. Na década de 40, por causa da 2ª Grande Guerra, a Refinaria chegou a paralisar suas atividades, realizando apenas serviços de manutenção. A chegada da década de 90 trouxe também novos desafios. O avanço da globalização aguçou a concorrência e aprofundou as exigências de eficiência e competitividade na economia mundial. Para ficar mais forte e mais ágil, a Ipiranga repensou sua estratégia de diversificação, preparando-se para acelerar ainda mais o crescimento. Em outubro de 1993, a capa da revista Exame trazia uma chamada surpreendente: a notícia da compra da Atlantic pela Ipiranga. Depois da compra da Gulf, a Ipiranga repetia o feito na década de 90. O fato histórico, comparado pelo periódico ao nascimento de um gigante, acabaria se transformando no marco definidor da trajetória de ajustamento e expansão da Ipiranga. No ano de 2008, a Ipiranga passou por uma nova fase. A Ultrapar, um dos maiores conglomerados privados do Brasil, firmou acordos para a aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis e lubrificantes da Ipiranga localizados nas Regiões Sul e Sudeste. Resultado: a marca Ipiranga, sinônimo de tradição e qualidade, manteve-se forte nestas regiões. Em Abril de 2009, a Ultrapar realizou novas aquisições. Com a compra da Texaco pela Ultrapar, a Ipiranga aumentou a sua rede em 2 mil postos de combustíveis, totalizando, desde então, 5,9 mil postos de combustíveis com abrangência em todo o território nacional. A incorporação dos postos Texaco nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte permitiu à Ipiranga atender com maior eficiência clientes com operações e necessidades em escala nacional. Com isso, a Ipiranga voltou a ter acesso a regiões de altas taxas de crescimento de consumo. Os ganhos de escala gerados pela união entre Ipiranga e Texaco resultaram em serviços de melhor qualidade e em maior competitividade para todos os postos da rede, com benefícios para o consumidor. Atualmente, a rede Ipiranga conta com mais de 70 mil funcionários nos postos Ipiranga e Texaco. É a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil e a segunda entre todas as distribuidoras. Seus postos são voltados a atender às necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência. São mais de mil lojas am/pm e mais de 700 unidades Jet Oil, serviços automotivos especializados, instalados em postos Ipiranga.

E não parou por ai. Com vocação declarada para o varejo, a Ipiranga se diferenciou por meio da diversificação de produtos e serviços. Lançada em 2009, a loja virtual da Ipiranga, o Ipirangashop.com, é um exemplo disso. Criada para facilitar a vida do cliente, ela permite que consumidores possam comprar produtos que vão desde eletroeletrônicos e unidades domésticas a artigos infantis, entre outros. Outra iniciativa pioneira no segmento foi o lançamento, também em 2009, do Programa de Fidelidade Km de Vantagens. Com ele, cada compra efetuada na rede de postos Ipiranga, lojas am/pm, Jet Oil e Ipirangashop.com é convertida em Km de Vantagens que podem ser trocados por ofertas especiais. A trajetória de sucesso da Ipiranga só vem ocorrendo porque depende diretamente da sua rede de postos, parceiros, fornecedores e também dos seus funcionários. Por essa razão, a empresa trabalha forte para agregar valor em todos os pontos de sua cadeia desde o início até a entrega de mais benefícios na ponta. Assim como os brasileiros, a Ipiranga é apaixonada por carro e por tudo que se refere a este segmento. É com este espírito que a empresa desenvolve seus produtos e serviços de alta qualidade para maior comodidade e facilidade dos seus clientes – os grandes motivadores da sua contínua paixão e busca por mais realizações. Ipiranga, apaixonada por carro como todo brasileiro.

A Distribuidora Equador de Produtos de Petróleo Ltda., iniciou suas atividades em 10 de julho de 2002, em Manaus e Boa Vista. Hoje, atende os estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e parte do Pará, através de suas cinco bases: Manaus, Rio Branco, Santarém, Vilhena e Porto Velho, esta última inaugurada em 12/12/2006, sendo à base de armazenagem de combustíveis líquidos mais moderna da região Norte dentre todas as existentes, com capacidade total para armazenar 9 milhões de litros. A Base de Manaus dispõe de oito tanques de armazenamento de combustíveis, totalizando 9,1 milhões de litros. O álcool anidro e o hidratado que abastece os estados do Amazonas, Acre, Pará e Roraima, é proveniente das usinas/destilarias do norte de Mato Grosso e vem por rodovia até Porto Velho/RO e segue de balsa até Manaus/AM pelo rio Madeira e via rodovia para as bases em Rio Branco, Vilhena. Para as regiões de Boa Vista e Santarém primeiro vai para Manaus e depois segue para estas cidades. Toda essa dificuldade operacional utilizando dutos, rodovias e rios, torna o abastecimento da região uma tarefa complexa e desafiadora, mas que já está incorporada à cultura empresarial.

A distribuição é feita por uma frota de 31 caminhões-tanques sendo nove bitrens de 45 mil litros cada, oito carretas de 39 mil litros cada e 10 caminhões de diversas tancagens, todos da empresa Cidade Transportes, além de 12 balsas com capacidades que vão de 600 metros cúbicos a 1.500 metros cúbicos, fazendo transportes pelos rios amazônicos para abastecer nossas bases e clientes fluviais nas mais longínquas regiões. A Distribuidora Equador faz parte de um forte grupo pernambucano, e é formado além da Distribuidora Equador, pelas empresas: Equador Log (Logística em armazenagem) Dislub Combustíveis Ltda. (distribuidora de combustíveis líquidos), Petroenergia Ltda. (importadora e distribuidora de coque de petróleo) e Petrocard – Administradora de Crédito Ltda. (Cartão de abastecimento).

A Raízen, como licenciada da marca Shell, conta com mais de 5 mil postos espalhados pelo país. Nos postos Shell os motoristas são recebido por equipes qualificadas e atenciosas na medida certa, que atendem em média de 1,5 milhão de clientes por dia.

A rede de postos Shell representa a frente de varejo da Raízen. Além do atendimento de excelência, garantimos uma oferta de produtos diferenciados, como os combustíveis Shell V-Power Nitro+ e e as lojas de conveniência Shell Select.